top of page
Buscar
  • rosanasimoesmkt

Medicina de Precisão

O que vem a ser?


Saímos da era analógica e entramos na era digital ou terceira revolução industrial, onde redefinimos a comunicação e o aprendizado.


O aprendizado e a comunicação foram instrumentalizados pela internet e pela informática desde o meio para o fim do Século XX, começando nos anos 1950-1970, e sendo impulsionada absurdamente nos anos 2000.


O termo precisão vem sendo cunhado pela necessidade.


Com o enorme volume de dados capazes de serem estruturados, precisamos saber realmente o que fazer com eles ou como, todos esses dados podem nos ajudar a compreender o todo ou ao menos algo mais do todo, de forma muito mais eficiente do que normalmente fazíamos.


Na medicina, com a enormidade de informações advindas de novas descobertas nas ciências básicas, tornou-se óbvia a necessidade de fazer melhor, pois dispomos de mais conhecimentos.


A medicina de precisão obedece, com exatidão, a evolução do aprendizado do médico.

Quanto mais se conhece mais se compreende e se sabe explicar. Teoria do ELI5 (explain like i´m 5).


Na medicina saímos da era do suporte e controle de doenças para entrar na era da necessidade de saber como regenerar tecidos, órgãos e sistemas, aumentando a durabilidade da máquina humana e a sua conservação.


Essa é a medicina de precisão. A evolução da prática, onde o profissional conhece muito bem a máquina humana nas suas bases, para só então edificar todos os dados e conteúdos sobre um determinado ser humano.


Se utiliza de diversas ferramentas como sistemas de IA para personalização de input de dados (histórico, medicamentos, estilo de vida, religião, propósitos, relações sociais, nível de escolaridade e socioeconômico), na tentativa de criar melhor prompts ou instruções da onde derivam probabilidades de soluções.


A medicina do amanhã é a associação da medicina de precisão com a internet das coisas (iot).


Nesse curso introdutório sobre a medicina de precisão, iremos passar aos profissionais da saúde o que já é necessário hoje, para se fazer melhor o que já fazemos, com mais eficiência, mais segurança, mais assertividade, e logicamente com mais resultados positivos.

Toda essa informação vai ser passada nos volumes subsequentes, via passo-a-passo, a você profissional da saúde, que enxerga essa necessidade.


Não se preocupando com o volume de informações, mas com o entendimento das bases.

Quanto mais se conhece mais se compreende e se sabe explicar.

A ferramenta do ELI5 (explain like i´m 5) foi uma grande aliada à minha experiência de 29 anos de formada.


Atuando ao lado de pacientes críticos ao nível hospitalar, dentro e fora do país, ou tratando de condições ou doenças comuns, tive a oportunidade de verificar que, sim, é possível a regeneração e a cura.


Essa é a mensagem. Neste curso, você vai entender que existe muito conhecimento além da manutenção do suporte medicamentoso ou do acompanhamento clínico da evolução da doença do paciente.


A medicina de precisão redefine conceitos e quebra paradigmas. É possível a regeneração desde que o profissional saiba como favorecê-la. E nós, profissionais da saúde devemos isso a quem nos confia a sua vida.


O aprendizado médico na era digital.


1) Personalização de dados e condutas em relação aos pacientes.

2) Maior visão de contexto, com elaboração de estratégias mais focadas nas causas raízes de um problema clínico.

3) Comunicação cada vez mais visual, o que permite ao médico, por exemplo, deixar de imaginar, para realmente visualizar o funcionamento de determinado órgão e suas células.

4) Decodificação dos códigos genéticos e modulação da expressão dos nossos próprios genes – evolução da epigenética.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page