*Se você não comer nada por até 7 dias seguidos, não haverão grandes perdas energéticas ou ameaçadoras da vida, na imensa maioria das vezes, sabia disso?
*A sua MÁQUINA é programada para da um jeito de fabricar energia para você sobreviver, antes de começar a se autodestruir (AUTOFAGIA) - ela busca novas fontes energéticas e você se mantém vivo. Desviamos as vias metabólicas tradicionais, para vias metabólicas alternativas, em busca de fornecimento e distribuição de energia para setores nobres, como cérebro, coração, fígado e rins.
*Já sem água, não dá. Chegamos a perder de 1-1,5l de água, por hora, sob a forma de suor em dias muito quentes.
*Olha só o que perdemos ao longo das horas de privação de água:
Regulação da temperatura corporal com o superaquecimento - hipertermia levando a um funcionamento sub ótimo do sistema.
Menor fluidez das secreções digestivas, desde a saliva até os sucos digestivos, que mais concentrados, ficam impossibilitados de serem adequadamente secretados e distribuídos.
Até a lubrificação de articulações e discos intervertebrais da coluna são comprometidos, e você se sente “enferrujado” e com artrose precoce - problemas SUPER COMUNS!!!
A destoxificação de radicais livres (lixo celular) e toxinas advindas do metabolismo de drogas ou da dieta é outro ponto comprometido. Rim, fígado, pulmão e pele necessitam de água para exercerem suas funções de filtragem e de eliminação de resíduos.
A manutenção da fluidez do sangue é condição “si ne qua nom” para o transporte de nutrientes e oxigênio a todas as partes do corpo.
Quanto mais concentrado o sangue, mais propício à fenômenos embólicos e trombóticos, pois tudo o que corre no sangue pode ser bom ou ruim, na dependência da sua concentração.
Teoricamente, conseguimos sobreviver por até 72h sem água; entretanto, diferentemente da alimentação, já iremos ter consequências severas, no organismo, que podem nos comprometer a vida, até mesmo antes disso.
Beber regularmente ajuda a manter a nossa saúde. Veja abaixo, alguns motivos para você continuar tomando água, regularmente, durante todo o dia. E se você não tem este hábito, encontrará motivos para começar.
CONFIRA!
BEBER ÁGUA é essencial para manter uma boa saúde física e mental, além de um óbvio bem-estar.
HIDRATAÇÃO: Regulação da temperatura corporal - o superaquecimento do corpo leva à uma condição sub ótima do seu funcionamento. Nossos corpos contém cerca de 60% de água. Quanto mais jovem, mais água dentro da célula; quanto mais velhos menos água dentro da célula. O aporte de nutrientes para as células e a remoção de resíduos, depende da fluidez do sangue.
DIGESTÃO: Comprometimento da qualidade dos sucos digestivos; perdemos a qualidade da saliva, dos sucos biliar, pancreático e gástrico, além do comprometimento da produção de muco aquoso que protege a mucosa de danos advindos do atrito desta com os próprios alimentos e secreções digestivas. A água ajuda a decompor os alimentos e movê-los através do sistema digestivo. Beber bastante água previne a constipação e outros problemas digestivos.
FUNÇÃO CEREBRAL: a composição do cérebro é 78% de água, 10% de gordura e o restante são microelementos. Beber água ajuda a melhorar a função cognitiva e a concentração, por aumentar a oferta de oxigênio e capacidade de depuração de toxinas. Mesmo uma desidratação leve pode afetar seu humor, níveis de energia e capacidade de pensar com clareza.
CONTROLE DO PESO: Beber água pode ajudá-lo a se sentir satisfeito e reduzir o apetite, o que ajuda e muito na perda de peso.
Ao chegar a um hospital a primeira coisa que fazemos é assegurar uma via de acesso para hidratação. Não é para a comida a nossa maior atenção!!!
Commenti