Somos feitos para o movimento. A atividade física vai muito além de manter o corpo em forma: Ela tem um papel fundamental na saúde mental.
Confira algumas curiosidades sobre a massa cinzenta e o PODER da REGULARIDADE dos exercícios físicos:
A massa cinzenta é composta por corpos de neurônios, que tem o papel de processar e transmitir informações através do sistema nervoso. Praticar exercícios com REGULARIDADE, estimula o crescimento de novos neurônios, especialmente numa área denominada HIPOCAMPO: responsável pela memória de longo prazo e pelo aprendizado.
A atividade física aumenta a produção de fatores neurotróficos, que promovem o desenvolvimento e a sobrevivência dos neurônios. Isso significa que os exercícios mantém a saúde cerebral e ainda contribuem para a formação de novas conexões (sinapses) e de novos circuitos ou vias neurais.
Exercícios regulares promovem aumento da densidade da massa cinzenta em áreas relacionadas a habilidades cognitivas: atenção, memória e resolução de problemas.
A REGULARIDADE dos exercícios é FUNDAMENTAL para se obter esses benefícios. Exercício é o gatilho para a neuroplasticidade. O cérebro é desafiado a se readaptar e a se reorganizar, fortalecendo as conexões existentes ou criando vias alternativas melhores que as anteriores. Isso se chama: sinaptogênese.
Exercícios liberam endorfinas e dopamina, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e recompensa. Isso ajuda na modulação do stress, no manejo das emoções, sentimentos e comportamento.
Qualquer modalidade de exercícios, seja aeróbico, de força, de flexibilidade ou de equilíbrio, tem impacto positivo na saúda da massa cinzenta. O importante é encontrar uma ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTE e que a incorpore à sua rotina: dever de casa.
Já tivemos aqui uma breve noção do que o exercício faz para manter a saúde dos neurônios e das células da glia, além de aumentar o fluxo sanguíneo cerebral levando oxigênio e nutrientes para a síntese de neurotransmissores e para a manutenção da intensidade e da velocidade dos estímulos elétricos.
POR TUDO ISSO, dê aos exercícios o seu devido lugar na sua saúde mental, além de uma alimentação que favoreça a bioenergética cerebral e o sono, que ocupa o primeiro lugar. Sem sono não tem aprendizagem.
O objetivo deste post é apresentar a íntima ligação entre exercício e a evolução das habilidades humanas. A inatividade não combina com o cérebro. E sem cérebro não temos vida.
A questão não é sobre quanto tempo vai durar a sua vida… A questão é sobre quanto tempo vai durar a sua saúde.
Pense nisso! Com carinho.
Comments